2016/17

2016/17

Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Prémios MVP 2016: Entrevista aos vencedores

Carlos Folhas
(Coordenador Técnico)
Antes de apresentarmos uma pequena entrevista que realizámos aos nossos atletas que receberam os prémios MVP 2016, entendemos perguntar ao nosso Coordenador Técnico, Carlos Folhas, que nos ajudasse a perceber os critérios, bem como a metodologia aplicável à atribuição do prémio.

Quem atribui o prémio?

É o treinador. O treinador atribui, no final da época, o prémio MVP, ao atleta de cada escalão etário a partir dos sub14, ao atleta que reúne os maiores valores, tendo em conta os seguintes critérios definidos para o prémio do MVP:
  • No campo do desporto (basquetebol), releva-se a assiduidade aos treinos e aos jogos, a capacidade de organização entre a atividade escolar e o basquetebol, o sentido de ajuda, o espírito de sacrifício, a vontade de evoluir, a inteligência no desenvolvimento do jogo, e, naturalmente e desejável, bom comportamento.
  • No campo educacional (atividade escolar), têm peso o aproveitamento escolar, a melhor média de notas, a assiduidade e, naturalmente e indispensável, bom comportamento.
De acordo com Carlos Folhas “este prémio será o mais valioso da época para o atleta, que irá ser reconhecido pelo treinador, tendo em conta todo o empenho ao logo da época desportiva e escolar.” Além disso, “tentamos contribuir para que o atleta tente conciliar o tempo e o rendimento nos treinos e jogos, com a organização de estudo no mesmo ano letivo, duas vertentes importantes para o crescimento dos jovens nestas idades.”

Neste contexto é dado “muito valor à performance desportiva, ao fair play, à disciplina e ao rendimento escolar”. Razão pelo qual “o objetivo é termos melhores atletas que, simultaneamente, sejam bons alunos”.

No fundo, Carlos Folhas entende que este prémio será o de “Praticar desporto com intenção eminentemente educativa

OS PREMIADOS

SUB14F – INÊS COSTA
Informação Pessoal… 
Inês Veríssimo da Costa, nasceu em 12/04/2003. O seu animal de estimação é um cão. Não tem clube (além do Stella) nem super-herói, mas todos sabemos que gosta de um tal de “Pikachu”, e a sua frase preferida, achamos nós, é “Divertido”. 

No momento quando ouviste o teu nome como o atleta MVP o que sentiste? 
Tinha uma secreta esperança de receber o prémio, porque conhecia os critérios, que foram explicados a todas as atletas pelo treinador, e por isso tinha uma certa esperança de ganhar. Mas, apesar de tudo, quando o recebi fiquei feliz, do tipo “Yes, consegui!”. 



Ter recebido esse prémio vai fazer mudar alguma coisa? 
Receber o prémio motiva-me a melhorar, reconhecendo que tenho “concorrência” à altura, dai que não possa deixar de ser exigente. 

Como foi viver “Albufeira” 2016? 
Foi uma aventura diferente, para melhor, da vivida em Paços de Ferreira. Também mais difícil e mais exigente, mas acaba por fazer perceber que tenho que trabalhar muito, o que, além de me dar maior experiência, também me motiva mais. 

No fundo tudo isto é divertido, e essa é uma das razões de estar no basquetebol, que é aquilo que tenho como o sentimento maior “divertir-me”. 

Jogo que mais marcou esta época... 
O jogo mais marcante podia ter sido o que nos deu o título do torneio do futuro, mas não. O mais marcante foi em Castelo Branco, onde, com a ajuda do público a cantar, conseguimos dar a volta e ganhar o jogo frente à ABA, por 50-59. 

Sonhos e objectivos para o futuro... 
Principalmente melhorar, porque não vou abdicar de lutar pelo prémio do MVP e de voltar à selecção.

SUB14M – ALEXANDRE LEITÃO

Informação Pessoal… 
O meu nome é Alexandre Pereira Leitão, nasci no dia 30 de Março do ano 2003. O meu clube é o Sporting e o meu jogador favorito é o Kobe Bryant.

No momento quando ouviste o teu nome como o atleta MVP o que sentiste? 
No momento que fui chamado para a entrega do prémio MVP, senti um grande orgulho, pois esse prémio foi a prova que trabalhei bem nesta época, e vou continuar a melhorar.


Ter recebido esse prémio vai fazer mudar alguma coisa? 
Não, porque mesmo se não o recebesse eu ia continuar a trabalhar muito para atingir os meus objetivos.

Como foi viver “Albufeira” 2016? 
Foi uma experiência única. Diverti-me a fazer o que mais gosto que é jogar basquetebol. 

Jogo que mais te marcou esta época… 
O jogo que marquei mais pontos, acho que foi contra o CBL.

Sonhos e objectivos para o futuro...
O meu sonho é ter futuro no que mais amo que é o basquetebol, com muito esforço e dedicação talvez consiga concretizá-lo.

SUB16F – TATIANA BALAU

Informação Pessoal… 
Tatiana Balau Vidinha, 15 anos, nasceu a 17/01/2001.
Desde pequena uma grande sportinguista e, hoje em dia, também do Stella.

No momento quando ouviste o teu nome como o atleta MVP o que sentiste? 
No momento fiquei espantada. Sinceramente não estava à espera. Na altura pensava que MVP significava “melhor jogador”, mas agora, sabendo os critérios, talvez aceite melhor o facto de ter ganho este prémio. Por isso também quero agradecer ao meu treinador, António Antunes, pela ajuda e pelo reconhecimento.


Ter recebido esse prémio vai fazer mudar alguma coisa? 
Sinceramente, não vai alterar muito. Nunca na vida esperaria que, num ano, eu chegasse tão longe. Este prémio vai ficar na cabeça apenas para me motivar mais e mostrar-me que nada é impossível. Com esforço sei que irei chegar onde quiser e é isso que quero passar aos outros atletas. Espero que saibam que irão conseguir tudo, uns com mais esforço e outros com menos, mas todos chegamos lá.

Sonhos e objectivos para o futuro...
O meu objetivo desde que entrei nunca foi ser MVP, nunca foi ser a melhor jogadora, mas sim conseguir chegar, um dia, à selecção. Por sorte fui MVP, com esforço cheguei lá, agora é só lutar por mais, tentar ser melhor e melhor e, quem sabe, chegar a Albufeira.

SUB16M – DIOGO GOMES

Informação Pessoal…
Diogo Filipe de Sá Gomes, nascido a 01/11/2001. Tenho como preferências o Sónic e o SL Benfica. O que mais gosto de fazer é jogar basquetebol e correr.

No momento quando ouviste o teu nome como o atleta MVP o que sentiste?
Senti paixão, uma enorme alegria e uma maior esperança de conseguir atingir os meus objectivos tanto no basquetebol como na minha vida pessoal.


Ter recebido esse prémio vai fazer mudar alguma coisa?
Claro, pois fiquei mais confiante nos meus objectivos e agora sei que vou lutar ao máximo para os atingir.

Jogo que mais te marcou esta época…
Aquele que fiz mais erros. Pois além de ter levado nas orelhas, consegui perceber quais foram esses e assim tentar não voltar a repeti-los. 

Sonhos e objectivos para o futuro...
O meu sonho no basquetebol é precisamente o meu grande objectivo, chegar ao patamar da NBA. O meu sonho e objectivo pessoal é ter uma família com que posso interagir sem problemas e ser feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...