2016/17

2016/17

Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2016

Basquetebol: Em fim-de-semana de decisões, o que pensam os treinadores?

Na reta final da 2.ª fase competitiva da época 2015/16, lançámos um desafio aos treinadores que este fim-de-semana vão ter jornadas decisivas nas diferentes competições e torneios.

Queremos saber como olham para as suas equipas neste momento e o que esperam dos jogos que se avizinham que, nalguns casos, podem dar o direito a passar à fase seguinte, noutros, de conquistar troféus.

Começamos pelos treinadores das equipas que disputam o Torneio de Futuro em Sub13, organizado pela AB de Leiria.

SUB13F | STELLA MARIS/MARK'S CAFFÉ

Pedro Vieira
Pedro Vieira, treinador da equipa feminina, tem este fim-de-semana, mais precisamente no sábado, no Municipal do Arrabal, a jornada concentrada, onde se disputa o título de campeãs entre a sua equipa, Stella Maris/Mark's Caffé, o CRD Soutocico e o NDA Pombal, 

Pedro diz-nos que "o caminho que temos efetuado desde setembro começa a dar os seus frutos. Com a ajuda de TODOS (Atletas, Pais, Direcção, Treinadores, Treinadores Adjuntos) o mesmo tem sido mais fácil de caminhar."

Acrescentando que "existem sempre “pedras” no nosso caminho, mas felizmente temos guardado todas que nos tem permitido construirmos o nosso “castelo”, a nossa união, a nossa identidade." 

Lema: "TODOS E TODOS JUNTOS".



SUB13M | STELLA MARIS/BAR DA PRAIA

Carlos Folhas
Também a disputar o mesmo torneio, mas no género masculino, o nosso coordenador técnico, Carlos Folhas, treinador dos Sub13, que estão a disputar este torneio depois de o terem conquistado na categoria Sub12, começa por nos dizer que não tendo uma veia poética apurada pode fazer um resumo do escalão de Sub13M, em especial sobre a última jornada do Torneio do Futuro Sub13/14 masculinos.

No próximo domingo, dia 13 de março pelas 11:00 horas, no Pavilhão Polivalente em Peniche, vai realizar-se a 6.ª e última jornada deste torneio que está a ser disputado pelo Stella Maris/Bar da Praia, IEJ Basket, SC Marinhense e adversário de domingo, o NDA Pombal.

Carlos Folhas prevê "uma partida de dificuldade acrescida para os atletas da nossa equipa, pois não vamos poder contar com o contributo dos atletas de sub13/14, porque no mesmo fim-de-semana, irá decorrer em Peniche a Fase Final Regional dos Sub14M." Mesmo assim, apela à presença dos nossos simpatizantes para apoiar os nossos mini-atletas. 

Folhas fala deste torneio, que tem regras especificas, com vista a adaptar os atletas de mini 12 ao escalão de sub14, e que "no decorrer do torneio temos observado a evolução técnica dos atletas mini 12 que também contaram com a ajuda dos jogadores dos sub-13/14, torneio que terá como objetivo principal preparar a equipa para a próxima época no escalão de sub14".

O nosso coordenador técnico diz que "as grandes dificuldades que estes atletas encontram neste torneio é o tamanho da bola (n.º 6) e a tabela mais alta (3,05 m de altura). Com estas duas características, observa-se que a equipa tem uma percentagem de lançamentos concretizados muito baixa, mas temos vindo a melhorar. Tem sido uma experiência muito positiva de ver a adaptação destes atletas às regras de competição".

Desafio: "Esperamos por si no domingo! Venha apoiar a nossa equipa! Força STELLA!"



SUB14M | STELLA MARIS/GRUPO CALÉ

Miguel Matos
Miguel Matos viu a sua equipa ficar no segundo lugar na fase final, no desempate entre pontos marcados e sofridos. Depois seguiu para o Campeonato regional Leiria/Santarém. 

Bom, o melhor é perceber o que nos disse o próprio Miguel, que começou por fazer um pequeno resumo desta época. "Começámos o campeonato distrital com o objetivo de fazer melhor que na época passada, chegar à final four, pelo segundo ano consecutivo, e conseguir um melhor resultado. Fizemos um campeonato excelente, ficando em primeiro lugar e trazendo a final four para o nosso Pavilhão. Nessa final démos o máximo, mas, infelizmente, não conseguimos chegar ao título. Ficámos em segundo lugar. Todavia, saímos de cabeça bem levantada e orgulhosos do que fizemos".

"Em seguida tivemos no regional uma experiência nova para todos. Queríamos ganhar um jogo e disputar a final four com os melhores. Não o conseguimos, mas melhorámos e muito nos segundos jogos contra os nossos adversários, ficando muito perto de conseguirmos a tal vitória."

Agora, acrescenta Miguel Matos, "temos pela frente outra final four, a qual a vamos disputar com o mesmo objetivo de todos os jogos, dar o máximo, nunca desistir mas, acima de tudo, de nos divertirmos, praticando a modalidade que tanto gostamos e seja qual for o resultado o meu orgulho nesta equipa é enorme".

Lema: "Juntos até ao fim!"



SUB16M | STELLA MARIS/FRISHORTA

Francisco Bulhões
Por fim, uma vez que fomos "crescendo" entre os diferentes escalões, Francisco Bulhões, Treinador dos Sub16M, diz-nos que "depois de dois meses de pausa na competição, estamos de volta com o Campeonato Regional Sub16M, com equipas das Associações de Leiria, Santarém e Castelo Branco.

Ao fim de duas jornadas, seguimos com duas vitórias no bolso (frente a CRD Soutocico e AA Cartaxense) e à procura da terceira, que nos dará acesso ao primeiro lugar da série A". 

Para Francisco Bulhões "a deslocação à Covilhã mostra-se assim preponderante para as ambições da equipa, cientes das dificuldades que iremos encontrar. Vamos apresentar-nos com toda a vontade e garra, característica das cores do nosso clube, procurando contrariar o favoritismo do NBC Palmeiras/UBI que joga em casa".

Mantendo a fasquia da esperança bem elevada, o técnico dos Sub16M, refere que, verdadeiramente e no essencial, deseja que "seja um dia de convívio e diversão para os jogadores, mas sobretudo que consigamos praticar um bom basquetebol e trazer a vitória para Peniche".


Em nome da Direção de Comunicação e Imagem da Secção de Basquetebol do Clube Stella Maris de Peniche, queremos deixar um agradecimento especial pela disponibilidade destes 4 técnicos para falar um pouco sobre estes momentos decisivos, aproveitando para desejar a todos (técnicos, seccionistas, atletas e demais comunidade basquetebolista de Peniche) os maiores sucessos e, em especial aos atletas, que aproveitem estes jogos para crescer, conviver, divertir-se e, se possível, como se ouve muitas vezes dizer... 

"Trazer o caneco para Peniche" - Let's go Stella, Let's Go!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...